O que é o NAVIA - Agile Operations Software?
Com o NAVIA, posso implementar uma sala de comando com recolha de informação em tempo real sobre o meu processo, infraestrutura ou território?
Sim. O dashboard é totalmente configurável pela organização de acordo com o seu modelo de gestão e organização operacional e, uma vez alterado fica de imediato disponível para toda a equipa, em qualquer local e em qualquer dispositivo móvel.
Posso eliminar o papel e a informação dispersa em Excel com o NAVIA e ainda assim possuir toda a informação que é produzida diariamente de forma organizada?
Claramente. Independentemente da origem dos dados, o NAVIA permite, por um lado a integração de informação a partir de vários programas e por outro, permite a substituição das várias fontes de informação que a entidade detém para registo, controlo e análise operacional da organização (seja em formato físico ou digital) pela solução NAVIA.
Toda a minha equipa pode aceder e introduzir informação no NAVIA?
Sim. O NAVIA foi projetado e desenvolvido de baixo para cima prevendo a colaboração de todos os elementos da equipa e por isso estes podem aceder, consultar, colaborar e partilhar informação, de forma controlada e monitorizada, através de uma plataforma amigável e fácil de usar.
O NAVIA permite a gestão da operação, manutenção, controlo de qualidade, cadastro e risco?
Sim. O NAVIA permite-lhe reunir numa única plataforma todas tarefas necessárias para a gestão da sua infraestrutura, processo ou território. Sejam elas ao nível do pessoal e locais, das tarefas e intervenções, dos materiais e equipamentos, de controlo e indicadores, das ocorrências e do risco, todas as tarefas associadas à gestão operacional são possíveis ser atribuídas, planeadas, executadas e monitorizadas no NAVIA.
Ganhos e vantagens
Quais são os ganhos, nomeadamente de cariz financeiro, que a implementação do NAVIA pode trazer à minha empresa?
Os proveitos passíveis de obter pela utilização do NAVIA podem ser de várias ordens, e os seus 15 anos de implementação no mercado permitem enumerar algumas origens. Eis alguns exemplos:
- Otimização e redução de deslocações
- Eliminação do consumo de papel
- Redução dos custos com pessoal (eliminação de vários tipos de tarefas administrativas, otimização dos turnos, eliminação do retrabalho, para citar alguns exemplos)
- Otimização energética e do consumo de recursos (como por exemplo de reagentes)
- Gestão e otimização de contratos de outsourcing
- Diminuição drástica no tempo consumido na certificação e auditoria de processos de gestão pela qualidade, ambientais e de segurança.
Quais são os ganhos qualitativos que o NAVIA acrescenta à minha atividade?
O NAVIA introduz ganhos qualitativos significativos na gestão operacional de uma organização, fundamentalmente pelo elevado nível de produção e disponibilização de conhecimento que a mesma passa a deter com a implementação do NAVIA.
No final de um dia de trabalho as antigas pilhas de dados (em papel ou ficheiros digitais dispersos) são substituídas por informação integrada, fiável e acessível a todos os que estão ligados ao NAVIA, a qualquer hora do dia. A informação é disponibilizada em tempo útil e com identificação dos intervenientes, pelo que a gestão preventiva e a responsabilização transformam-se numa realidade aceite e valorizada pelas equipas.
A gestão fundamentada, a decisão esclarecida e a perceção de tendências de evolução, tornam-se possíveis e seguras através de uma base consolidada de conhecimento e com ferramentas que o processem e o tornem acessível. Esta gestão e a partilha de conhecimento é aliás, uma das mais inatas naturezas do NAVIA.
Se a minha empresa começar a utilizar o NAVIA, quais são os outros softwares que podem ser dispensados?
O NAVIA é pela sua natureza um agregador de dados e de conhecimento. Tipicamente integra-se com sistemas de telegestão (SCADA), de Laboratório (LIMS), geográficos e de cadastro (SIG), financeiros (ERP) e comerciais (CRM).
Fundamentalmente, o NAVIA elimina e automatiza o processamento que é realizado normalmente em folhas de cálculo e em papel.
Concretamente, qual é o pay-back do investimento de aquisição do NAVIA?
Depende do nível de utilização e implementação que cada organização faz do NAVIA. Temos conhecimento de organização que amortizaram o seu investimento no NAVIA em menos de um ano, outras que o fizeram até dois anos.
Questões comerciais
Poderá a minha empresa ser demasiado pequena para implementar o NAVIA?
O NAVIA é um software de gestão operacional apto para qualquer infraestrutura, processo ou território, uma vez que é totalmente parametrizável à realidade concreta - geográfica, demográfica, processual e de equipamentos - da organização. Os exemplos de implementação do NAVIA vão desde operações com uma enorme dispersão geográfica e com centenas de utilizadores ligados ao software, até pequenos processos produtivos. Por isso afirmamos que nenhuma operação é demasiado grande ou pequena para o NAVIA, pois no fundo é a organização que o molda à sua dimensão.
Que tipo de empresas e infraestruturas podem utilizar o NAVIA?
O NAVIA - agile operation software pode ser utilizado por qualquer tipo de organização desde que possua pessoas e operações. Conforme descrito anteriormente o NAVIA é uma solução configurável pela própria organização, desenhada para agregar a informação da sua atividade operacional e transformá-la em conhecimento efetivo, passível de ser gerido pelas equipas a qualquer hora do dia e em qualquer local, pelo que qualquer tipo de processo, infraestrutura ou organização pode implementá-lo. Para conhecer algumas das organizações que implementaram o NAVIA, visite também: Agile operations for water utilities, Agile Operations for smart cities, Agile operations for infrastructures.
Qual é o modelo de licenciamento segundo o qual posso comprar o NAVIA?
O NAVIA possui diferentes modalidades de licenciamento passíveis de serem ajustadas às necessidades e/ou limitações de investimento da organização. Para que possamos melhor responder à questão, contacte-nos.
O NAVIA tem módulos opcionais? Porquê? Qual é o custo?
Sim, o NAVIA possui módulos opcionais que podem ser adicionados à solução base de forma que a organização possa ajustar a sua escolha à sua realidade, dimensão e investimento. A existência destas opções justifica-se pelos diferentes tipos e dimensões de organizações, assim como para permitir que a decisão de investimento e implementação seja faseada e ajustada à agenda e capacidade da organização.
O custo é moderado e, como toda a politica comercial de licenciamento, escalável em função da dimensão da entidade. Eles são:
- App da cidadania participativa
- Plano analítico e de controlo da qualidade
- Gestão de reagentes
- Gestão de resíduos
- Integração com SCADAS
- Integração com SIG
- Integração com CRM
- Integração com ERP
- Integração com LIMS
O custo de cada módulo é moderado e naturalmente variável. Para mais informações contacte-nos.
Quanto custa o NAVIA? É demasiado caro para a minha empresa?
O custo de licenciamento do NAVIA tem uma ponderação em função da dimensão da infraestrutura que, por sua vez, é baseada em duas componentes; o custo da licença da aplicação servidora (em função da dimensão do sistema a gerir) e o número de utilizadores em concorrência e o número de aplicações de mobilidade. O custo é pois escalável e adequado à dimensão da entidade e desta forma aos seus recursos.
A aquisição do NAVIA pressupõe apoio na implementação e/ou formação? Qual é o custo?
A aquisição do NAVIA, em qualquer modalidade de licenciamento, considera sempre um programa de formação e de apoio à implementação. O custo deste programa é definido em sintonia com a entidade utilizadora, em função dos requisitos e disponibilidades da organização.
Existem outros custos não referenciados?
Não, uma proposta de fornecimento e implementação NAVIA considera sempre todos os custos de licenciamento, formação e suporte, bem como tudo o que é necessário em termos de hardware e de software.
Implementação e formação
Como é que se implementa o NAVIA? É complicado?
Com a experiência retirada da implementação do NAVIA em dezenas de empresas de diferentes setores e em diferentes mercados, está perfeitamente definido, estruturado e documentado um programa de formação que corre em paralelo com um programa de implementação. Só é necessário que a equipa utilizadora tenha um grau mínimo de dedicação e envolvimento para que a implementação do NAVIA seja rápida e descomplicada.
Quanto tempo é que demora a implementação do NAVIA?
O NAVIA fica disponível no momento seguinte à sua decisão de aquisição.
O tempo de implementação será condicionado pela disponibilidade da equipa utilizadora, sendo normalmente rápido.
Qual é a participação da minha empresa na implementação do NAVIA?
A equipa envolvida na utilização do NAVIA tem um papel central na sua implementação. A natureza customizável do NAVIA assenta na flexibilidade do utilizador poder ajustá-lo à sua realidade, definindo as parametrizações, as rotinas e os outputs de dados pretendidos - por equipa e indivíduo -, pelo que ainda que a solução NAVIA seja fornecida com parametrizações standard, a organização fica completamente autónoma para estruturar o NAVIA às suas necessidades. Tudo isto com a ajuda do programa de formação e apoio à implementação.
A minha empresa fica dependente do fornecedor do software?
Definitivamente não! O NAVIA é totalmente configurado pelos seus utilizadores, de forma amigável, fácil de usar e sem programação. É uma solução descomplicada, que rapidamente se tornará na plataforma colaborativa de toda a sua equipa, a qual pode evoluir dentro do NAVIA com total liberdade.
Quem é que me ajuda no processo de implementação e quem é que dá a formação?
A equipa envolvida na utilização do NAVIA terá todo o apoio da equipa de formação e suporte NAVIA. Será definido conjuntamente um plano de formação e apoio à implementação, findo o qual os utilizadores deverão estar autónomos na parametrização e utilização do software.
Durante esta fase de formação e implementação é ainda disponibilizado um helpdesk, através de uma linha telefónica e email, e no final existe ainda a possibilidade de estabelecimento de um programa de suporte e manutenção, pelo período de tempo que a entidade considere necessário.
Realçamos ainda que a equipa de suporte e formação NAVIA é altamente experiente, conhecedora da atividade de gestão operacional de diferentes tipos de infraestruturas e que, fundamentalmente, tem uma grande proximidade com as necessidades das equipas no terreno.
Os operadores com menos apetências para as novas tecnologias terão dificuldade em trabalhar com o NAVIA?
Não. Do historial de 15 anos de implementação do NAVIA podemos afirmar que todos os indivíduos recebem e adaptam-se muito facilmente ao ambiente NAVIA, incluindo elementos menos qualificados. Acreditamos que um dos motivos está relacionado com o ganho imediato que percebem aquando da sua implementação, nomeadamente o ganho da simplificação no seu dia a dia. Por outro lado a usabilidade da solução de mobilidade do NAVIA, por via de smartphone ou tablet, é demonstrada pela comparação com o envio de uma simples sms. De igual modo o caráter colaborativo subjacente à utilização do NAVIA transmite a perceção real de envolvimento: todos estão incluídos e que todos têm a sua importância na organização.
Questões técnicas
A aquisição do NAVIA implica a aquisição de mais algum software?
Não. A licença NAVIA inclui tudo o que é necessário para o seu correto funcionamento, nomeadamente o sistema operativo, base de dados e servidor WEB.
Qual é o hardware que preciso de ter para colocar o NAVIA em funcionamento?
Se adquirir o NAVIA server tem que ter um servidor (pode ser virtualizado) para o alojar e executar. Este servidor tem requisitos básicos. Se optar pela versão cloud, não necessita de servidor. Para cada equipa operacional que trabalhe com a mobilidade do NAVIA, é necessário um vulgar tablet Android.
Como funciona a mobilidade no NAVIA?
O NAVIA permite-lhe total mobilidade das equipas no terreno sem necessidade de equipamentos ou softwares especiais. A partir de um computador, tablet ou smartphone que possua acesso por comunicações (intranet, internet, acesso remoto do tipo VPN ou outro) é possível aceder ao NAVIA.
E em comunicações, o que é que tenho que ter e quanto me vai custar?
Para a utilização em browser (em computador), tem que ter obrigatoriamente uma rede ETERNET interna com acesso à internet. Os utilizadores em mobilidade necessitam de ter wi-fi e/ou GSM/3G. Este último caso apenas é obrigatório se pretender que as equipas operacionais estejam permanentemente online. Quanto a custos; o wi-fi na intranet não tem custos, o GSM/3G tem custos muito moderados e que têm estado permanentemente a diminuir.
Integração com outros softwares
Quais os softwares compatíveis com o NAVIA?
De modo geral o NAVIA realiza uma integração funcional e de dados com qualquer sistema SIG e com qualquer sistema SCADA (telegestão). A integração com sistemas LIMS, ERP e CRM é totalmente viável mas carece de análise uma vez que não é uma situação standard.
Para além destes sistemas o NAVIA pode integrar-se com qualquer outro tipo de software que tenha como sustentação uma base de dados. Estas situações terão que ser avaliadas.
Quem é que implementa a integração com outros softwares e o que é preciso para ser realizada?
A integração com outros softwares tem dois tempos. O primeiro é técnico e será desenvolvido pela equipa NAVIA. O segundo depende da sua parametrização e atualização sendo por isso realizado pela equipa utilizadora, não requerendo qualquer programação nem nenhum tipo de conhecimento técnico.
A integração com outros softwares é um processo caro e complexo?
As integrações standard com SCADA e SIG são rápidas e baratas. As integrações com ERP, CRM e LIMS dependem do nível de funcionalidade pretendido.
O que é que eu ganho em integrar o NAVIA com os outros softwares?
O NAVIA é por excelência um agregador de dados, do tipo middleware, que consegue reunir numa única base de dados toda a informação e conhecimento associados a uma infraestrutura, processo ou território e disponibiliza-los num dashboard poderoso e flexível. Este desiderato apenas é plenamente alcançado com uma integração de dados provenientes de todas as fontes disponíveis na empresa.
Suporte e Assistência técnica
Após a implementação do NAVIA quem me ajuda?
A equipa NAVIA estará sempre à sua disposição. Estamos permanentemente a melhorar o NAVIA – agile operation software e a desenvolver novas funcionalidades. Através de um expedito e acessível contrato de manutenção pode ter todo o suporte e todas as novas versões do NAVIA.
Como é que eu comunico com o suporte do NAVIA? Em que línguas e canais?
O helpdesk está disponível entre as 9:00 e as 18:00 (hora de Portugal), em todos os dias úteis, em inglês, espanhol e português. Os canais de comunicação disponíveis são o telefone e o email. Em determinadas situações o suporte pode ser presencial.
Quais são os problemas técnicos mais frequentes no NAVIA?
Com mais de 15 anos de desenvolvimento e de utilização por centenas de utilizadores, o NAVIA atingiu um elevadíssimo nível de desempenho e de robustez. A sua fiabilidade e disponibilidade são da ordem dos 100%.
A única vulnerabilidade do NAVIA prende-se com a sua dependência de uma ethernet fiável e rápida, fatores que atualmente estão bem resolvidos na maioria das empresas e locais.
Que garantias tenho quanto ao apoio e suporte por parte da equipa NAVIA?
Com um contrato de manutenção a estabelecer após a finalização da implementação, tem todas as garantias contratuais de suporte e assistência técnica, disponibilizada em tempo útil.
Que garantias tenho quanto à preservação dos meus dados?
O NAVIA implementa um sistema de backup automático, periódico e monitorizado. Caso falhe, o administrador é avisado. Contratualmente é possível também garantir o serviço de backup de dados.